sábado, maio 01, 2010

PRATA! É POUCO?

.
Montes Claros não perdeu o ouro. Conquistou a prata.
Primeira Superliga e a equipe, antes mesmo de completar 12 meses de vida, já completa a temporada como campeã mineira e vice-campeã brasileira.

Na volta para casa, a bagagem de três jogadores volta mais cheia: Lorena, melhor saque (foi também o melhor atacante, mas deram o prêmio a Thiago Alves- sétimo colocado. As estatísticas comprovam: Lorena fez 699 pontos na competição, e não foi o melhor atacante? Piada); Rodriguinho, melhor levantador; e Thiago Brendle, melhor defesa.
Esses caras superaram craques respeitados em todo o mundo, como Giba, Bruninho, Marcelinho e Serginho. É pouco?

A final, como já era de se esperar, ficou mesmo com aquele sabor de dúvida: se fosse um play-off, um tira-teima numa série melhor de três ou cinco jogos, o campeão seria mesmo o Florianópolis? Talvez sim. Um time mais coeso, que joga há cinco anos com pouquíssimas mudanças, e que vive o clima de grandes decisões desde o primeiro ano em que pisou as quadras catarinenses. O Floripa tem cinco jogadores da Seleção. É pouco?

Também é evidente que o Montes Claros deste primeiro de maio não foi a sombra da equipe guerreira e de alto nível técnico que conquistou público e crítica nesta Superliga. O jogo único pesou. O nervosismo parecia um fantasma empurrando saques para a rede ou muito além dos limites da quadra; e levando nossos ataques direto para o paredão do time de Floripa. Todos sabem: 3 sets a zero não foi normal.

Não sei se o técnico, Talmo de Oliveira, fez as mudanças corretas. Talvez se Ezinho tivesse entrado há mais tempo... Talvez se o meio, com o grande Acácio, fosse acionado mais vezes... Mas aí é o planeta do "se". Papo de torcedor. Quem entende é Talmo, com sua experiência de campeão olímpico. Tenho certeza de que fez o máximo. O título seria muito importante para ele também.

Não sei não, mas nas entrevistas pós-jogo já senti Lorena bem longe de Montes Claros. Emocionado, grato à torcida e aos companheiros, mas sempre em tom de despedida. Vou torcer por ele na Liga Mundial, caso permaneça no grupo definitivo de Bernardinho. Lorena é aquele tipo de artista que canta de olhos fechados - a gente reconhece de longe quem ama seu ofício. Quem bota emoção na técnica. Lorena é apaixonado pelo esporte. Vale o ingresso!

Agora é manter um time de nível para os próximos desafios. Vice-campeão de Superliga tem vaga em sul-americano e mundial de clubes. É prata. Não é pouco.

E um recado para quem gosta de vôlei: Montes Claros tem outros times, como os que defendem a cidade nos Jogos do Interior de Minas e mal conseguem bola e uniforme para treinar. Vamos torcer por esses atletas, e para que a Secretaria de Esportes trate esses heróis anônimos com o mesmo respeito.
Seria pedir demais? Não, claro que não.
É pouco.
.