domingo, dezembro 21, 2008

O Funorte chega à Primeira Divisão

A equipe do Funorte, de Montes Claros, é campeã da segunda divisão do Campeonato Mineiro de Futebol. O título garante ao time uma vaga no módulo 2 da primeira divisão.

Na última rodada, hoje (21 de dezembro), o Funorte venceu o Santa-ritense por 3 a 0, em Santa Rita do Sapucaí. Nos outros jogos, o Tricordiano empatou em 1 a 1 com o Fabril, e o América de Teófilo Otoni (que também garantiu vaga na primeira divisão), venceu o Guaxupé, por 1 a 0.

Na foto abaixo (do site do jornal O Norte), o atacante Ditinho que foi emprestado ao Funorte pela URT de Patos de Minas.



Na classificação final, o Funorte é campeão, com 20 pontos em 10 jogos. Foram 6 vitórias, duas derrotas e dois empates, com um índice de 66% de aproveitamento. Depois vem o América, com 19 pontos. O Fabril ficou em terceiro lugar, com 17. O Tricordiano, em quarto lugar, com 15. Em quinto lugar o Santa-ritense, com 8 pontos. E, por último, o Guaxupé, com apenas 5 pontos.

O artilheiro foi Flávio Torres, do Fabril, que fez 14 gols. No Funorte, Leandro Ângelo foi quem mais fez gols: seis.

E a tabela do módulo 2 já está pronta. O campeonato começa no dia 11 de fevereiro. O primeiro jogo do Funorte será em Montes Claros, contra o Democrata de Sete Lagoas. Além desses dois times, disputam a competição o Araxá, a Caldense, o Itaúna, o
Formiga, o Ideal, o Ipatinga, o Poços de Caldas, a URT de Patos de Minas e o Valeriodoce(conhecido como Valério) de Itabira.

Como se pode notar, com times de tradição na antiga segundona como a Caldense e o Democrata, e ainda com o Ipatinga, que já esteve entre os grandes do país, o Funorte não vai ter moleza, não.

Mas o importante é que a região volta a ter um representante na primeira divisão do campeonato mineiro e, se conseguir manter o entrosamento e a vontade de vencer, terá boas chances de se classificar.

Parabéns ao técnico, aos jogadores e à torcida do Funorte.

Boa sorte.

O Leãozinho - animal em extinção

No vídeo abaixo, o gênio Caetano Veloso canta um de seus clássicos, "O Leãozinho" (1977).
Esse é o cara, como a história, o público e a crítica já fizeram jus.
Quando o povo (povão mesmo) tinha acesso à música POPULAR de qualidade (daí o rótulo MPB!), e por isso entendia e sentia que, por trás de acordes aparentemente simplórios, havia sempre frases melódicas, harmonia rica, e ainda uma letra inventiva, inteligente e romântica.

"...Para desentristecer, Leãozinho
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no caminho

Um filhote de leão, raio da manhã
Arrastando o meu olhar como um ímã..."

Como é fácil perceber, essa obra de Caetano - O Leãozinho - é a prova viva de que boa música virou mesmo animal em extinção no mundo pop.

Pra nossos tímpanos matarem saudade.